Consulta da grávida
SAÚDE ORAL NA GRÁVIDA
De forma a que a mãe possa manter uma boa saúde oral durante a gravidez, o Instituto de Implantologia desenvolveu um programa de Prevenção da Saúde Oral na Grávida (que se reflete na Consulta da Grávida), de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.
Durante a gravidez, a mulher sofre grandes alterações hormonais com efeitos na cavidade oral. As gengivas podem sangrar facilmente e pequenas cáries podem evoluir devido ao maior número de refeições e à acidez da saliva (vómitos).
Saiba mais aqui sobre outras questões frequentes associadas à gravidez.
UMA BOA SAÚDE ORAL DURANTE A GRAVIDEZ
O primeiro passo para garantir uma boa saúde oral durante a gravidez passa por realizar um “check-up” antes de engravidar. Isto significa que aconselhamos sempre a efetuar todos os tratamentos dentários que sejam necessários antes da mulher engravidar. Depois, até ao bebé nascer, estão ainda indicadas consultas de Higiene Oral de 3 em 3 meses.
Quando surge algum tipo de patologia oral, como é o caso de cáries, abcessos dentários, gengivite (hemorragia das gengivas) e/ou periodontite, a grávida deve ser avaliada por um dentista de forma a decidir qual o tratamento indicado, de acordo com a fase da gravidez.
A consulta de Consulta de Saúde Oral Materno-Infantil tem também como objetivo informar a grávida sobre os cuidados que deve ter com a higiene oral, alimentação e futuros hábitos do recém-nascido.
A SAÚDE ORAL DO BEBÉ
Além de garantir a segurança e boa saúde da mãe, é importante também referir que os cuidados que a mãe tem durante a gravidez vão depois refletir-se na saúde oral do seu filho/a. Assim, e apesar de muitas mães não saberem, é durante a gravidez que se iniciam os primeiros cuidados de saúde oral do bebé.
O controlo da placa bacteriana e de focos infeciosos na cavidade oral da mãe, contribui para a redução do risco e severidade da cárie dentária do bebé. Não só na dentição decídua, quer na dentição definitiva.