Doçura ou travessura? Dicas para um Halloween sem sustos!
HALLOWEEN
O dia mais assustador do ano chegou! Também conhecido como o Dia das Bruxas, o Halloween celebra-se a 31 de outubro e é especialmente aguardado pelos membros mais novos das famílias. Além dos disfarces e das máscaras, neste dia as crianças anseiam pela diversão, mas, acima de tudo, pela procura das deliciosas guloseimas. Mas será possível termos um Halloween sem sustos?
Como doces e saúde oral não são a combinação perfeita na mesma frase, a equipa de Odontopediatria do Instituto de Implantologia® preparou um conjunto de dicas para manter o sorriso de todas as suas pequenas bruxinhas e vampiros na melhor forma possível! Ou seja, alguns conselhos para conseguir garantir um Halloween sem sustos. Vamos a isso?
DICAS PARA UM HALLOWEEN SEM SUSTOS
1.ª dica: escolha as opções mais saudáveis! Doces pegajosos tais como as gomas, caramelos ou pastilhas elásticas conseguem ser os mais assustadores desta temporada! Chocolate negro ou pastilhas de xilitol, que promovem o crescimento de bactérias protetoras dos dentes, são boas alternativas;
2.ª dica: selecione a melhor altura para as travessuras. Comer os doces a seguir às refeições é sempre a melhor opção, uma vez que este é um período em que a produção de saliva aumenta, ajudando a minimizar os efeitos dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na cavidade oral;
3.ª dica: os zombies também bebem água! O aumento do consumo de água neste período ajuda a combater os efeitos negativos dos doces. Além disso, uma vez que as crianças vão comer mais guloseimas, deve-se evitar beber refrigerantes ricos em açúcar.
4.ª dica: afaste os monstros assustadores da boca dos seus filhotes! Após uma longa noite de doçuras ou travessuras, não se esqueça dos cuidados de higiene oral. A escovagem dentária deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao dia durante 2 minutos e com pasta fluoretada. A utilização do fio dentário também deve ser relembrada. Uma dica a ser mantida nas rotinas de saúde oral;
5.ª dica: mais do que uma máscara assustadora, existe a cárie dentária! Um verdadeiro susto! Com o consumo aumentado de doces, eleva-se também o risco de aparecimento de lesões de cárie. Por isso, esteja atento à cavidade oral do seu filho e procure um Odontopediatria caso seja necessário.
CONSULTA DE ODONTOPEDIATRIA
Gostamos sempre de relembrar a importância da consulta de Odontopediatria, dedicada aos tratamentos dentários em idade pediátrica. Assegurar uma boa saúde oral nestas idades mais jovens é uma arte e um desafio. Assim, se ainda não levou o seu/sua filho/a a uma consulta específica para a sua idade, fique a saber porque deve fazê-lo:
- para diagnosticar, tratar e prevenir todos os problemas orais e dentários;
- controlar a erupção dentária e realizar tratamentos preventivos;
- preparar pais e crianças para bons hábitos de escovagem e nutrição;
- garantir a evolução correta das funções fonéticas da fala e da mastigação;
- e manter a dentição saudável.
Relembrados os cuidados essenciais, chegou a hora de viver um Halloween assustadoramente feliz e divertido!