O aparelho de contenção
O APARELHO DE CONTENÇÃO
Comecemos pelo mais óbvio: quando é necessário corrigir a posição dos dentes ou até por motivos de oclusão dentária, uma das soluções mais frequentes passa pelo uso de um aparelho dentário, também conhecido por aparelho ortodôntico. E se este é o seu caso, isto é, se já usou algum tipo de aparelho – seja o convencional ou o invisível -, o próximo passo após terminar o tratamento e para assegurar a manutenção dos resultados alcançados é o uso diário de um aparelho de contenção. Por esse motivo, a Dra. Luísa Poppe reuniu neste artigo as principais perguntas e respostas que recebemos no Instituto de Implantologia® sobre o aparelho de contenção®.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O APARELHO DE CONTENÇÃO
- Porque é que é necessário utilizar o aparelho de contenção depois de se ter usado um aparelho dentário?
Ao longo de toda a vida, a posição dos dentes pode sofrer alterações quando estes estão sujeitos a uma força. O fato de ter usado um aparelho dentário ou de ter finalizado um tratamento ortodôntico, não é garantia da permanência da posição dos dentes ao longo do tempo.
- Durante quanto tempo deve ser usado?
O aparelho de contenção deve ser usado por um determinado número de horas, durante tempo ilimitado. O tempo de uso não está relacionado com o crescimento ou complexidade da má posição dentária que existia antes de iniciar o tratamento.
- É preciso fazer consultas para controlar este aparelho?
Para assegurar que o aparelho se mantém passivo, isto é, que não exerce qualquer força ativa nos dentes, os aparelhos de contenção devem ser avaliados periodicamente pelo médico dentista. A periodicidade média das consultas de controlo do aparelho de contenção é de:
– 1.ª consulta de contenção: 1 mês após finalização do tratamento ativo;
– 2.ª consulta de contenção: 4 meses após finalização do tratamento ativo;
– 3.ª consulta de contenção: 8 meses após finalização do tratamento ativo;
Consultas anuais após o primeiro ano de contenção.
- Tratamentos dentários e aparelho de contenção
Se após finalizar o tratamento ortodôntico realizar algum tratamento dentário é necessário garantir a correta adaptação deste aparelho à nova forma dentária. Assim, quando for a uma consulta de medicina dentária leve sempre o seu, desta forma poderá ser imediatamente confirmada a boa adaptação do mesmo a todos os dentes. Caso esta não se verifique, será necessário efetuar um novo.