Fundador e Diretor do Instituto de Implantologia®
O percurso do fundador do Instituto de Implantologia® está estreitamente ligado à evolução da Medicina Dentária em Portugal.
O Prof. Doutor João Caramês é Diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, onde também coordena os cursos pós-graduados de especialização em Cirurgia Oral e Implantologia.
É doutorado em Cirurgia Oral pela Universidade de Lisboa e foi Presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas. Frequentou um dos primeiros cursos da antiga Escola de Medicina Dentária, quando esta especialidade começava a desenvolver-se em Portugal. Mas este foi só o primeiro passo de uma formação apaixonante, que o levou a procurar as mais inovadoras técnicas aplicadas a nível mundial.
Rumou aos Estados Unidos pelo conhecimento científico e experiência clínica na área de Medicina Dentária, tornando-se pós-graduado em Reabilitação Oral e Implantologia pela New York University. Foi o primeiro não-americano a receber o prestigiado prémio Alumni nesta instituição norte-americana.
O regresso a Portugal permitiu-lhe concretizar o sonho de criar uma unidade de saúde especializada com o conhecimento inovador que adquiriu no estrangeiro – o Instituto de Implantologia® – contribuindo para evoluir a prática da Medicina Dentária no país.
Atualmente é Professor Convidado e Diretor Internacional em Portugal do Departamento de Educação Contínua da New York University College of Dentistry e Coordenador da linha de investigação em Implantologia da Unidade de Investigação em Ciências Orais e Biomédicas (UICOB). É ainda membro de diversas associações científicas internacionais e autor de centenas de publicações e conferências.
Conta com uma carreira de mais de 30 anos de experiência e mais de 50 mil implantes colocados, tornando-o uma das pessoas mais experientes do mundo na área da implantologia. O Prof. Doutor João Caramês é ainda autor de um sistema de classificação para reabilitação total com implantes. Sob o nome ‘Caramês Classication’, este sistema é focado nas características individuais de cada paciente, sendo hoje utilizado em todo o mundo.