Crianças - Odontopediatria
De forma a responder com o maior cuidado às necessidades específicas da saúde oral dos mais novos, a Odontopediatria (área da medicina dentária que se dedica a crianças) está focada nos tratamentos dentários em idade pediátrica. Assegurar o tratamento dentário nesta fase é uma arte e um desafio, aliando o conhecimento científico à abordagem comportamental mais adequada.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ODONTOPEDIATRIA?
A consulta regular com um médico especialista contribui, de modo decisivo, para a saúde oral e geral da criança, permitindo ainda assegurar um correto desenvolvimento da boca e estruturas adjacentes. No Instituto de Implantologia® trabalhamos para desenvolver laços de empatia entre crianças e os respetivos Odontopediatras logo desde a primeira consulta.
Assim, se ainda não levou o seu filho/a a uma consulta específica para a sua idade, fique a saber porque deve fazê-lo:
- diagnosticar, tratar e prevenir todos os problemas orais e dentários;
- controlar a erupção dentária e realizar tratamentos preventivos;
- preparar pais e crianças para bons hábitos de escovagem e de nutrição;
- garantir a evolução correta das funções fonéticas da fala e da mastigação;
- manter a dentição saudável.
QUANDO DEVO LEVAR O MEU FILHO AO DENTISTA?
Do nascimento à adolescência, o acompanhamento em Odontopediatria tem sempre em conta as várias fases do desenvolvimento físico e cognitivo do paciente.
- Dos 0 aos 5 anos: a primeira ida ao dentista está aconselhada até ao final do primeiro ano de vida. Idealmente até seis meses após a erupção do primeiro dente. Nesta consulta são explicadas as técnicas de higiene oral adequadas à idade da criança, avaliada a dieta alimentar e hábitos nocivos;
- Dos 6 anos 12 anos: a substituição dos dentes de leite pelos definitivos inicia-se em média por volta dos 6 anos e termina aos 13 – 14 anos com a erupção do 2.º molar definitivo. Neste período do desenvolvimento é também de primordial importância a avaliação do crescimento dos maxilares;
- A partir dos 12 anos: entre os 12 e os 13 anos ocorre habitualmente a erupção do 2º molar e a dentição definitiva estará praticamente completa. No início da idade adulta ocorre a erupção dos dentes do siso. Nesta fase é indicada a visita ao dentista para confirmação médica da erupção de todos os dentes definitivos.