Entre os 12 e os 13 anos ocorre habitualmente a erupção do 2º molar e a dentição definitiva estará praticamente completa.
No início da idade adulta ocorre a erupção dos dentes do siso. O desenvolvimento e erupção destes dentes pode ocorrer sem qualquer problema; ainda assim, é importante a sua avaliação de forma a evitar possíveis complicações.
Nesta fase do desenvolvimento é indicada a visita ao dentista para confirmação médica e radiológica da erupção de todos os dentes definitivos. A manutenção de dentes de leite para além dos 13 – 14 anos poderá indicar a inexistência do correspondente dente definitivo – agenesia dentária – ou impossibilidade de erupção do dente definitivo – dente incluso. Nestas situações está indicada uma consulta de Ortodontia para avaliar a necessidade de um tratamento com um aparelho ortodôntico.
Ainda que não existam lesões de cáries ou qualquer tipo de dor, nesta fase deve ser acautelada a sua prevenção, através de uma higiene oral cuidada, com eventual aplicação de selantes dentários.
É também importante verificar a existência de doenças gengivais, que poderão surgir associadas às alterações hormonais próprias da adolescência.