Reciclar escovas de dentes?
A RECICLAGEM DAS ESCOVAS DE DENTES
Utilizamos todos os dias e o recomendado é que sejam trocadas pelo menos a cada três meses. Sabe do que falámos? Da sua escova de dentes! Mas um facto em que muitos podem não pensar, é no final de vida deste utensílio da nossa higiene oral. Assim como muitos outros produtos, podemos reciclar as escovas de dentes? E se a maior parte dos cabos são feitos de plástico…estas devem terminar ecoponto amarelo?
O PLÁSTICO NA ESCOVA DE DENTES
Uma escova de dentes contem aproximadamente 20 gramas de plástico e, se as trocarmos durante o tempo esperado (os três meses), em média uma pessoa utilizará cerca de 400 escovas durante uma vida inteira. Isto significa que estamos a falar aproximadamente de 8kg de plástico gerado durante a vida útil de uma única pessoa.
Contudo, além de serem compostas por plástico, a maior parte das escovas incorpora diferentes tipos de materiais que dificultam a sua reciclagem. Por isso, temos uma novidade para partilhar consigo: as escovas de dentes não são recicladas no ecoponto amarelo!
RECICLAR ESCOVA DE DENTES
No Instituto de Implantologia® gostamos de ter a nossa pegada positiva no meio ambiente e, associados ao BQDC (uma rede de clínicas de medicina dentária em Espanha e Portugal), disponibilizamos aos nossos pacientes um mini contentor que nos vai permitir reciclar todas as escovas de dentes, isto é, entregá-las no local correto: aquilo a que chamamos de um ponto limpo.
Mesmo que o seu médico dentista não disponha desta opção, desafiamos todas as pessoas a procurarem um ponto limpo, aquele que seja mais perto de si, ou a deixarem as mesmas nos locais preparados para tal. Mais do que estar na moda, reciclar é pensar no futuro das próximas gerações, no legado que vamos deixar ao nosso planeta. E com um gesto tão pequeno, estamos a causar um grande impacto no meio-ambiente.
Se se está a interrogar sobre o destino das pastas de dentes, fique a saber que estas sim, podem ser recicladas no contentor amarelo normal.
QUANDO DEVEMOS TROCAR AS ESCOVAS DE DENTES?
Aproveitamos também para responder a uma questão que recebemos com frequência dos nossos pacientes, nomeadamente: quando devemos substituir a escova de dentes?
Devemos sempre ter como limite temporal os três meses. Após esse tempo, é recomendado que as mesmas sejam trocadas, pois deixam de ter as características essenciais para uma correta higiene oral. Quando começar a reparar que as cerdas da escova começaram a perder forma ou que parecem abertas, é o primeiro sinal. Além disso, se esteve com uma constipação, gripe ou algum outro tipo de infeção na cavidade oral, também deve trocar.
Caso tenha mais alguma dúvida, não hesite em contactar o seu Higienista Oral.