Sofre de sensibilidade dentária?
Sofre de sensibilidade dentária? Se está a ler este artigo é muito provável que esta situação já lhe tenha acontecido em alguma fase da vida. Um problema que afeta o dia-a-dia de muitas pessoas e que não deve ser ignorado. Normalmente caracteriza-se por uma dor aguda e de curta duração que sentimos nos dentes. Podemos sentir quando comemos ou bebemos algo frio ou quando ingerimos alimentos mais ácidos.
O QUE É A SENSIBILIDADE DENTÁRIA?
Comecemos por explicar o que é a sensibilidade dentária, de forma a evitar que se possa sentir esta dor. Este é um problema que afeta tanto homens como mulheres de diferentes faixas etárias, em diferentes fases da vida. Quando uma pessoa sente ou sofre de sensibilidade dentária, significa que a dentina ficou exposta. No interior da dentina existem pequenos canais – denominados de túbulos – que fazem chegar a informação (são o caminho) aos nervos.
O QUE CAUSA SENSIBILIDADE NOS DENTES?
Existem diferentes motivos para que um paciente sinta sensibilidade dentária, entre os quais:
- cárie dentária;
- dentes partidos;
- pasta dentífrica abrasiva (nomeadamente as pastas branqueadoras);
- recessão gengival;
- bruxismo (hábito parafuncional e inconsciente que afeta grande parte da população);
- escovar os dentes com demasiada força ou com uma escova que possa ser demasiado rija, desgastando assim o esmalte dentário;
- doença periodontal (da gengiva);
- restaurações dentárias que fiquem fraturadas.
COMO É QUE SE PODE TRATAR A SENSIBILIDADE DENTÁRIA?
Por se tratar de uma dor que tende a ser passageira, existe uma opinião generalizada que pode não se tratar de um problema mais sério e que afeta de facto a qualidade de vida de muitas pessoas.
Se sentir algum tipo de sensibilidade dentária não deve deixar avançar o desconforto e visitar o seu médico dentista apenas quando a dor for constante – isto poderá significar que já evoluiu para outro tipo de patologia.
O mais importante é receber um diagnóstico da situação, de forma a que se possa aplicar o tratamento mais adequado.
QUE CUIDADOS DEVEMOS TER? É POSSÍVEL COMBATER?
Se a situação já tiver evoluído para outro tipo de patologia mais grave, será necessário outro tipo de intervenção médica, mas a verdade é que existem diferentes formas de combater a sensibilidade.
Usar uma pasta dentífrica adequada, evitar o consumo de alimentos cítricos ou tentar utilizar uma escova de dentes mais suave, são algumas das dicas que podemos colocar em prática para evitar a sensibilidade dentária. Contudo, mais importante do que qualquer outro aspeto, deve consultar o seu higienista ou médico dentista para o aconselhar da forma mais correta possível em função do seu diagnóstico.