Apneia do Sono
O QUE É A APNEIA DO SONO?
Apesar de muitas vezes ser considerado normal, o ressonar durante o sono trata-se na verdade de uma patologia do sono que afeta uma significativa percentagem da população mundial, com maior incidência no sexo masculino. A apneia do sono ocorre quando o espaço para a passagem do ar na garganta não é grande o suficiente para permitir uma respiração adequada.
Em muitos casos, o ressonar durante o sono trata-se na verdade de Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esta patologia consiste na interrupção da respiração por períodos superiores a 10 segundos, o que pode causar o despertar da pessoa, interrompendo assim o ciclo normal do sono.
A Apneia do Sono pode ser tão severa que algumas pessoas chegam a acordar mais de 30 vezes por cada hora de sono.
Esta situação está muitas vezes na origem de problemas de saúde como:
- hipertensão arterial;
- arritmias;
- Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), entre outros, implicando até risco de vida, principalmente nos casos mais graves.
EXISTE TRATAMENTO?
A apneia do sono é classificada como uma patologia do sono, cujo tratamento e diagnóstico são multidisciplinares. Nos casos em que existe um severo recuo do maxilar inferior, poder-se-á considerar a utilização de um Dispositivo de Avanço Mandibular.
Este dispositivo consiste num aparelho removível intraoral e personalizado a cada paciente. O mesmo permite posicionar o maxilar inferior numa posição mais anterior durante o sono, de forma a aumentar o espaço para a passagem do ar ao nível da garganta.