Dentes do Siso
O QUE SÃO OS DENTES DO SISO?
Os terceiros molares, vulgarmente conhecidos por dentes do siso, são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos. Como são os últimos dentes a erupcionar, muitas vezes, por falta de espaço, permanecem no interior dos maxilares. Por isso, o facto de não estarem visíveis na arcada dentária não significa que os sisos não estejam presentes, podendo assim estar impactados no osso.
SENTE DESCONFORTO? PASSO A PASSO PARA UM CORRETO TRATAMENTO
Deste modo, deverá ser feito um cuidadoso exame clínico e radiográfico para avaliar a presença e posicionamento dos dentes do siso, bem como a eventual indicação para a sua extração cirúrgica, por forma a prevenir complicações futuras. Algumas destas situações podem ser:
- a destruição dos dentes adjacentes
- o desenvolvimento de infeções
- ou a formação de quistos, entre outras.
Os caninos também se podem apresentar inclusos, por impactação no maxilar superior ou na mandíbula. Nestes casos, dada a importância destes dentes para a estabilidade e equilíbrio funcional dos maxilares, deverá ser avaliada a possibilidade de fazer a sua tração ortodôntica, isto é, a exposição e reposicionamento correto na arcada dentária, evitando a sua extração. Pode assistir de seguida a um vídeo que fala mais sobre este tema.