O QUE É UMA DESVITALIZAÇÃO?
O tratamento endodôntico, também conhecido por desvitalização, consiste no acesso ao interior do dente para proceder à desinfeção e selagem do sistema de canais radiculares. A desvitalização é um tratamento não doloroso, onde o paciente está sempre confortável durante o mesmo.
Inicialmente começa por ser feito um diagnóstico inicial da situação do paciente, seguindo-se o início do tratamento. Com a ajuda de novas tecnologias, o Médico Dentista consegue limpar os canais que compõem um dente, para que depois seja feito o preenchimento dos mesmos com um material biocompatível. Por último, mas não menos importante, é feita a restauração do dente.
SITUAÇÕES DE ENDODONTIA
Este procedimento é feito como resposta a diferentes situações, tais como:
- quando o dente se encontra muito destruído por cárie dentária;
- por fraturas;
- por traumatismos;
- ou por desgaste severo, comprometendo assim o tecido onde se encontra a estrutura nervosa do dente (polpa dentária).
MICROSCÓPIO ENDODÔNTICO
Os avanços tecnológicos na medicina dentária possibilitaram que os tratamentos de endodontia realizados sejam cada vez mais previsíveis.
As consultas de endodontia do Instituto de Implantologia dispõem de um microscópio operatório endodôntico que permite elevados níveis de ampliação. Isto facilita e ajuda a melhorar o prognóstico dos tratamentos realizados.
Além disso, este microscópio permite também realizar procedimentos microcirúrgicos com elevada precisão. Em algumas situações, dentes que apresentam quistos ou outras lesões nas raízes, podem ser mantidos quando a microcirurgia endodôntica é adicionada ao tratamento endodôntico convencional (desvitalização).