Periodontologia
PERIODONTOLOGIA
A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam os tecidos de suporte dos dentes, ou seja, gengivas e osso. É igualmente responsável pelo tratamento estético gengival.
DOENÇAS PERIODONTAIS
A doença periodontal é uma doença que afeta os tecidos que envolvem e suportam os dentes – periodonto – que inclui, para além da gengiva, o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes implantados nos maxilares.
A doença periodontal divide-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
- Na GENGIVITE há uma inflamação superficial da gengiva, sem envolvimento da parte óssea.
- Na PERIODONTITE há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso e mobilidade. Se não tratada, pode levar à perda do dente.
A periodontite é causada por bactérias e progride principalmente em pacientes com suscetibilidade genética para doenças gengivais. No entanto, existem igualmente fatores de risco como:
- Tabaco;
- Diabetes;
- Má higiene oral;
- Doenças sistémicas.
O BEM-ESTAR GERAL
A doença periodontal pode ainda agravar diversas doenças sistémicas como a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, osteoporose, alzheimer, parto prematuro, AVC, entre outras doenças.
O Periodontologista tem a formação necessária para tratar a doença. Em muitos casos de perda óssea severa é possível intervir com técnicas inovadoras para reconstruir o osso perdido e manter os dentes na boca de forma saudável.
Após o tratamento periodontal, inicia-se a fase de manutenção, com consultas com periodicidade de 3-6 meses.
PERIODONTOLOGIA ESTÉTICA
Na vertente estética, a Periodontologia inclui ainda a correção de defeitos gengivais, que permitem melhorar a autoestima dos pacientes e melhorar a sua qualidade de vida. São disso exemplos o tratamento do sorriso gengival, retrações gengivais e problemas gengivais em implantes.
SORRISO GENGIVAL
Muitas pessoas ao sorrirem mostram demasiada gengiva, apresentando dentes curtos muitas vezes escondidos pelo tecido gengival. Este tipo de sorriso é chamado “sorriso gengival”. Para solucionar este problema é feito um procedimento chamado alongamento coronário, que permite expor os dentes de forma natural e harmonizar as margens gengivais.
RETRAÇÃO GENGIVAL
Com o passar dos anos, muitas pessoas acabam por sofrer de retração gengival. Nestes casos, o tecido gengival começa a afastar-se da estrutura do dente, acabando por expor a própria raiz, causando sensibilidade, cáries e problemas estéticos. Através de técnicas minimamente invasivas, é possível de forma previsível recobrir os dentes expostos e restabelecer a saúde gengival.