Restaurações Estéticas
A DENTISTERIA
A Dentisteria (restaurações estéticas) é a área da Medicina Dentária que permite restituir a anatomia dentária perdida por cárie. A cárie dentária é uma doença oral dependente de vários fatores: uma alimentação rica em açúcares, presença de placa bacteriana, alterações da saliva e características dos próprios dentes.
O tratamento passa pela remoção de toda a estrutura dentária que se encontre amolecida e cariada. Este procedimento resulta na formação de uma cavidade que é preenchida com um material restaurador.
COMO SÃO FEITAS AS RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS?
Classicamente todos os dentes eram tratados com recurso à amálgama dentária, vulgarmente conhecida como “chumbo”. Trata-se de um material bastante eficaz, com a grande desvantagem da sua cor, e consequentemente os fracos resultados estéticos que proporciona.
Atualmente dispomos de outro tipo de materiais, denominados resinas compostas, que possibilitam restaurações cuja cor é indistinguível dos dentes naturais. Pelas suas características estéticas e funcionais, as resinas compostas podem também ser utilizadas em situações de traumatismos e fraturas dentárias, alterações de cor ou malformações dentárias congénitas.
QUAIS OS TIPOS DE RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS?
RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS
Estas reconstruções estéticas diretas são feitas através da utilização de materiais da cor dos dentes naturais (compósitos). Este tratamento é usado sobretudo para pequenas lesões de cárie, fraturas, substituições de restaurações antigas ou pigmentadas, correção de espaços excessivos entre os dentes ou como forma de harmonizar o sorriso.
RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS INDIRETAS
Já as restaurações estéticas indiretas são produzidas em laboratório para dar resposta a cáries ou fraturas mais extensas, num tratamento que oferece maior durabilidade e estética ao longo do tempo.
Com as tecnologias inovadoras disponíveis no Instituto de Implantologia®, a restauração indireta pode ser produzida em laboratório num curto espaço de tempo (24 horas).